MUDANÇA
Sob as Ondas de Kanagawa - A Grande Onda, da série “Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji” - Katsushika Hokusai
O combustível da vida é a mudança. Nada permanece, intencionalmente ou casualmente, tudo flui e se veste de temporeidade para encontrar seu desígnio. Mudança será a temática central dessa nossa seleção musical. Vamos trabalhar com ouvidos sempre atentos para que a incerteza, natural consequência de qualquer mudança, seja mais que simples dúvida e se torne o caminho para o novo.
REFAZENDA
GILBERTO GIL inaugura um período de mudanças em sua carreira com o lançamento do álbum Refazenda. Refavela, Refestança e Realce, consolidam a fase transformativa do artista e são considerados os pontos de partida para uma renovação na Música Brasileira Contemporânea.
A Trilogia Re ( Realce, Refazenda e Refavela )
O Som Do Vinil
ouça os álbuns dessa fase do artista
WHAT’S GOING ON
MARVIN GAYE reporta a realidade de uma sociedade em turbulência no álbum What´s Going On. Um trabalho conceitual que debate o tema sob o ponto de vista da comunidade negra americana. Ao adotar uma perspectiva humanística, ele se afasta do dogmatismo que impregnava o debate e supera a resistência ao tema dentro da música popular. O sucesso alcançado pelo disco abre caminho para o discurso social na música negra americana e é considerado um dos mais importantes discos da fonografia moderna. Uma obra prima!
What's Going On - Retrospectiva
Polyphonic
MUSIC OF MY MIND
Com o lançamento do álbum, Music Of My Mind, STEVIE WONDER, alcança a maioridade musical e usa toda sua genialidade para pavimentar sua fase clássica. Livre das restrições de uma longa conexão com a gravadora Motown, ele passa a compôr com total liberdade e amplia a audiência de suas criações inovadoras. Seu sucesso e talento rompe barreiras raciais e sociais e o transformam em um artista universal.
Living In The City
Artists Who Changed Music
Produce Like A Pro
Stevie Wonder's Best Moments
Open Studio
BEDTIME STORIES
M A D O N N A
MADONNA, a verdadeira “material girl ” e rainha da era da certeza, muda! Absorve a incerteza em seu trabalho e inaugura estas dúvidas com questionamentos pessoais e mudanças de estilo em suas construções musicais.
SECRET (SEGREDO)
I'll never be an angel
Eu nunca serei um anjo
I'll never be a saint, it's true
Eu nunca serei uma santa, verdade!
I'm too busy surviving
Eu estou muito ocupada sobrevivendo
Whether it's heaven or hell
Se paraíso ou inferno
I'm gonna be living to tell
Eu estarei vivendo para dizer
So, here's my story
Então, aqui está minha estória
No risk, no glory
Sem risco não há glória
A little up and down, and all around
Um pouco mais, um pouco menos e como um todo
It's all about survival
Tudo se resume em sobrevivência
Material Girl
L U Z N E G R A
F E R N A N D A T A K A I
Com uma leitura personalíssima, FERNANDA TAKAI, dá vida e destaca a significação da obra de NARA LEÃO com seu disco Onde Brilhem Os Olhos Seus. Explorando as possibilidades que o palco oferece, expande o alcance de sua interpretação com uma versão ao vivo do álbum. Luz Negra é um espetáculo musical sem concessões, bem ao estilo da homenageada e com todas as digitais da idealizadora.
“Eu quero cantar toda música que ajude a gente a ser mais brasileiro, que faça todo mundo querer ser mais livre e ensine a aceitar tudo, menos o que pode ser mudado” - NARA LEÃO
Com Açúcar Com Afeto
Diz Que Fui Por Ai
Entrevista
TV Cultura
Ouça o Álbum Nara
O Canto Livre de Nara Leão
GloboPlay
O Show Opinião
Show Opinião - 50 Anos Depois
JOYCE & CASUARINA
O Livro - Ninguém Pode Com Nara Leão
Olhar Brasileiro - Nara Leão
Rádio USP
C A P I T O L C U T S
B L A C K P U M A S
A música dos cultos nas igrejas negras americanas tomou o cotidiano das ruas, assumiu seus trejeitos e transformou-se no rhythm & blues, soul e no funk. Esse novo gênero se torna o dialeto musical da comunidade negra no final dos anos 60 e início dos 70 e tem ressurgido como acento de uma tendência musical que hoje chamamos de retro-soul. BLACK PUMAS explora esta tendência adicionando um novo ingrediente a fórmula, psicodelia. O grupo alcançou o reconhecimento do público com suas criações e recebeu o referendo da indústria com seis indicações ao Grammy. Na esteira desse sucesso ele ocupa os celebrados estúdios da gravadora Capitol Records como um dos convidados do projeto Capitol Cuts.
Colors
Entrevista
Rolling Stones
Passo à Passo
Compondo “Colors”
Tiny Desk Concert
NPR
E N C O N T R O S
T I Ê
A vida solitária imposta pela pandemia obrigou os artistas a buscarem novas fórmulas de veiculação de suas produções e convívio com seu público. A cantora TIÊ decidiu revisitar suas gravações e previlegiou seus encontros musicais, já que o isolamento foi a grande consequência desta nova realidade. O disco Encontros é uma coletânea digital com duetos conhecidos da cantora e outros que deixaram de fazer parte de seus discos. Ela abre a coletânea com a parceria com DAVID BYRNE em All Around You ( Tudo Ao Seu Redor ) e fala de um tema que nos é extremamente caro nesses tempos de internet das coisas, que como indica o têrmo, deveria ser só das coisas, mas se espalha por todos os domínios do viver em uma sociedade conectada e onde o espaço privado parece ter perdido significado.
All Around You - Tudo Ao Seu Redor
Ultimamente eu ando um pouco paranóica
Acho que alguém está me observando
Tenho certeza, veem tudo que a gente faz
Não é de Deus que eu estou falando
Na minha vida Catalogada
Podem até me dar um search e coisa e tal
Mas ninguém sabe do que eu sinto
Ninguém sabe do que eu sinto
TIÊ e DAVID BYRNE
Dónde Está El Amor
Entrevista
MiniDocs
THE REVOLUTION BEGINS
G I L S C O T T - H E R O N
GIL SCOTT-HERON evidencia os fatos de um cotidiano confuso e conturbado. Suas músicas, assim como suas criações literárias, narram esse complexo desequilíbrio com honestidade e fidelidade ímpar. Com precisão dispara sua câmera fotográfica sonora para criar uma imagem precisa e bem definida do tema. A sensibilidade de seu enquadramento nos transporta à cena, o foco nos torna atores do fato e a luz calibrada ilumina os aspectos que fundamentarão a nossa conscientização. É como instintivamente usar os ouvidos para enxergar. Seu primeiro álbum, A New Black Poet-Small Talk at 125th and Lenox (1970) traz a musicalizão de poemas do artista em uma inicitiva que o coloca como um dos fundadores do rap e do hip - hop.
The Bottle
A Revolução Não Será Televisada
Um Mundo Sem Gil Scott-Heron
Mercury Studios
Quem é Gil Scott-Heron
XL Recordings
Entrevista
Canongate Publishers
Rhythms Of Revolution
Beat Caffeine
O R I G I N
J O R D A N R A K E I
Fala-se muito da qualidade da produção musical nesses dias de intensa comercialização do cenário artístico. O foco quase que exclusivo na audiência e a necessidade de entreter monopoliza a criatividade, roubando parte da capacidade catalisadora da música em ativar processos cognitivos complexos que elevam a qualidade dessa relação. As criações do multi-instrumentista, cantor e compositor JORDAN RAKEI tem a cara dessa modernidade, e apesar dos quesitos, se destacam pela musicalidade e qualidade de suas interpretações. Ouvintes, mesmo os menos informados, reconhecem em Origin, álbum lançado em 2019, bons ares de uma saborosa expressão musical ou simples facilitação tecnológica, outro agente significativo desta atualidade musical.
Wildfire
Nerve
Fat Freddy’s Drop
Still
Sorceress
Family
Wake Up This Day
Entrevista de JORDAN RAKEI
Beat from Scratch
T H E P L A N E T S
GUSTAV HOLST
The Planets (Os Planetas) é uma suite orquestral de 7 (sete) movimentos, composta por GUSTAV HOLST entre 1914 e 1917. Ela constrói uma representação do nosso sistema solar ( exceto Terra e Plutão que foi descoberto em 1930 e foi reclassificado como planeta-anão em 2006 ) sob a visão astrológica e mitológica do compositior. O sucesso da suite simplifica o avanço científico da astronomia, dando popularidade ao conhecimento do universo naquele período. Hoje, debruçando sob o tema e com toda a evolução e esforços pela conquista do espaço, poderiamos dizer em certa medida, que ele tomou nosso cotidiano, e as viagens pelo cosmos se tornarão uma opção pessoal muito brevemente. Marte é o primeiro movimento da suite e representa o senhor da guerra. Mitologicamente dramático, violento e enigmático, ele se reconfigura sob os atuais avanços científicos, para apresentar-se como o moderno senhor do desenvolvimento da exploração do Universo que habitamos. Já a composição clássica, mantem-se fidedigna ao expressionismo que carrega, mas que sob as imagens recentes da superfície do planeta vermelho, distancia-se cada vêz mais da fantasia do compositor.
The Planets
Singapore Symphony Orchestra
The Planets - Celebração de 100 Anos
BBC SYMPHONY ORCHESTRA
Os Instrumentos Da Orquestra Sinfônica
PHILHARMONIA ORCHESTRA
Os Movimentos da Suite - The Planets ( Os Planetas )
PHILHARMONIA ORCHESTRA
A Arte De Ouvir
NEW YORK PHILHARMONIC
A História Do Sistema Solar - The Planets
BBC Earth Lab
ARTE
KATSUSHIKA HOKUSAI
A Grande Onda é a primeira cena da série, Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji - Sob as Ondas de Kanagawa , do artista japonês, KATSUSHIKA HOKUSAI (1760 - 1849). O ukyo-e é a sua representação ao desafio que o Japão deveria enfrentar com o fim do período EDO que isolou o arquipélago por quase 200 anos. A sucessão que inaugura o período Meiji, aproxima o Japão do Ocidente. As incertezas desse encontro de culturas diversas, e até certo ponto antagônicas, transformariam a naçãoe sua sociedade e apontariam o caminho de uma nova realidade de consequências profundas para a região e o mundo. As forças e os motores dessa transformação, assim como seu papel na construção do novo, são as inspirações para a seleção dos álbuns que compõem a biblioteca de canções de nossa lista.
Tradicional Impressão Japonesa : Ukiyo-e
Smithsonian National Museum of Asian Art
Smithsonian National Museum