R²SD

Em 22 de abril celebramos a 16°edição do Record Store Day ( Dia da Loja de Discos). O RSD, como é chamado, é um evento que foi idealizado nos Estados Unidos e congrega as lojas independentes de discos, parte da indústria de produção, artistas e fãs. O evento celebra a cultura que se desenvolve no interior dessas lojas e sempre que possível, encoraja a propagação dessas conexões com as comunidades locais, apoiando organizações não-governamentais que se dedicam a questões específicas. Idealizado em 2007 por Chris Brown (Bull Moose Music) e Eric Levin (Criminal Record's), o evento tornou-se um acontecimento mundial com a participação de diversas cidades em diferentes países e conectando pessoas e música de uma forma mais orgânica, fortalecendo a indústria a despeito do avanço dos serviços de  streaming

Lançamentos exclusivos  marcam a data e dão um ar de originalidade ao evento, disparando uma corrida às lojas, já que as tiragens dessas prensagens são limitadas e muitos dos títulos se esgotam rapidamente. A cada edição do Record Store Day são nominados novos embaixadores para o evento. Em 2023 o casal,  JASON ISBELL AMANDA SHIRES, ocupa essa chancelaria e empresta visibilidade ao evento com o lançamento exclusivo do disco The Sound Emporium, que traz novas composições de ambos artistas. Mergulhando nessa atmosfera festiva e acompanhando a movimentação do evento, compilamos a nossa lista para o RADIOACTLIFE RSD (R²SD). Capitaneados pelos embaixadores do evento e embalados por uma lista de recentes lançamentos, nossa proposta é capturar toda sua atenção e convidá-los a participar dessa grande celebração do mundo dos discos.


JASON ISBELL
&
AMANDA SHIRES

Tiny Desk Concert


 

Dance Fever

FLORENCE + The Machine

FLORENCE WELCH canta e dança fervorosamente para exorcizar o surto que a descompõe. A Coreomania, fenômeno social observado na Europa, sobretudo entre os séculos XIV e XVII, toma seu arbítrio e é a fonte inspiradora da artista em  Dance Fever.  O álbum resgata o aspecto histórico do fenômeno, e ao submete-lo as neuroses dos tempos modernos, atesta que o surto segue sem explicação, e, apesar dos avanços científicos, somente pode ser subjugado com a completa exaustão dos acometidos.


 

Choreomania

Coreomania

 

 

And I'm freaking out in the middle of the street
E eu estou pirando no meio da rua
With the complete conviction of someone
Com a convicção completa de alguém
Who has never had anything actually really bad happen to them
Que nunca teve nada realmente muito ruim acontecendo com eles
But I am committed now to the feeling
Mas estou comprometido agora com o sentimento
I don't know how it started
Não sei como começou
Don't know how to stop it
Não sei como pará-lo
Suddenly, I'm dancing
De repente, Eu estou dançando
To imaginary music
uma música imaginária
Something's coming, so out of breath
Algo está me tomando, tão sem fôlego
I just kept spinning and I danced myself to death
Eu apenas continuei girando e dancei até a morte
And this is the end
E este é o fim
And I am thinking about her
E eu estou pensando nela
Driving around in the backseat of the car
Dirigindo por aí no banco de trás do carro
I'll be your demon daddy
Eu serei seu padrinho demônio
And do they speak to you?
E eles falam com você?
'Cause they speak to me too
Porque eles falam comigo também
The pressure and the panic
A pressão e o pânico
You push your body through
Você empurra seu corpo através
You said that rock and roll is dead
Você disse que o rock and roll está morto
But is that just because it has not been resurrected in your image?
Mas é só porque ele não ressuscitou à sua imagem?
Like Jesus came back
Como Jesus tivesse voltado
But in a beautiful dress
Mas em um lindo vestido
And all the angles were like: Oh yes, Oh yes
E todos os ângulos eram como: Oh sim, Oh sim

 

K I N G


 

Farm To Table

BARTEES STRANGE

As músicas e as performances do americano BARTEES STRANGE informam um certo grau de desconexão com o trivial. Sem uma contextualização, elas perdem sua simbologia e por consequência, significação. Negro, viveu sua infância em diversos países, mas alcançou a adolescência no predominante branco Oklahoma rural.  Atinge a maturidade sentindo-se singular e incapaz de construir pertencimento. Seus predicados musicais informam uma boa educação artística, a qual recebeu da mãe, cantora de ópera. Foi preciso uma formação universitária e a experiência de viver na costa leste, para que ele ordenasse tamanha diversificação e as quantificassem na definição de sua individualidade. Com tudo em perspectiva, ele entende que a música é o melhor sintoma dessa individualidade e a indefinição de um gênero musical específico na concepção de suas criações sonoras, a fórmula para o sucesso de público de seu segundo disco,  Farm To Table.


BARTEES STRANGE

Live On KEXP


 

V

MAGLORE

Os Bahianos da banda  MAGLORE  cantam para esconder a alegria em V, seu mais recente álbum. Se você já foi a Bahia, sabe como é complicado para um Bahiano deixar a alegria de lado e, é improvável, que na terra que deu a   GILBERTO GIL régua e compasso, você encontre alguém refletindo sobre as incertezas e os dissabores do viver. De qualquer modo, essa é a concepção do trabalho, já que a realidade trazida pela pandemia, obrigou o grupo a mergulhar nessa questão. Eles brigam com vícios, intolerâncias, restrições, e virtudes que não somos capazes de realizar, e entre idas e vindas, profetizam que o bálsamo para o mal é a efêmera alegria, aquela que decidiram esconder. Diante de tal vaticínio, e sendo a vida em sua essência uma aventura, fica fácil prescrever música, muita música, como remédio. Ela deve ter composição estrutural simples, matadora e o rock & roll  como princípio ativo. Formulando um álbum com essas canções, como em um remédio, ele deve trazer na bula em contra-capa, a seguinte prescrição como profilaxia ao mal: Tantas doses quantas necessárias para te fazer feliz !


 

A Vida é Uma Aventura

 

 


Misteriosamente você vai mudar o mundo
Nada é romântico
Quando tudo é mais profundo
Cada segundo em cada lugar
Tem sangue e cachaça pra gente brindar
Cada minuto é um "amanhã"
Pra se subverter
E sempre ser
A gente envelheceu
A gente superou
Cada momento em que
A vida foi mais dura
A história se escreveu
Em um final que não chegou
A vida é uma aventura
Inevitavelmente você vai sofrer de novo
Quando quebrar a cara
E depois rir do próprio engano
Salvam-se todos perto do final
Aqui ou em um outro plano astral
"Salaam Aleikum" pra pedir a paz
Que a guerra já vem
E sempre virá
A gente envelheceu
A gente superou
Cada momento em que
A vida foi mais dura
A história se escreveu
Em um final que não chegou

 

Espírito Selvagem


 

Grace

JUDI JACKSON

Graça é a matéria prima na construção do último albúm de JUDI JACKSON. As poucas primeiras notas são suficientes para certificar que o talento musical da cantora é indiscutível. A melhor vocalista de jazz em 2020 pela JAZZ FM passeia com surpreendente elegância e finesse por suas canções, mas o contorcionismo de estilos, muito além da versatilidade interpretativa, revela um certo inconformismo com o lugar comum. Uma certa energia popular revigora ou toma a audição, nos afasta da experiêncla clássica jazzística e faz de GRACE, segundo álbum da jovem artísta, uma experiência imperdível.


River


With You


 

Tu Historia

JULIETA VENEGAS

Re-inventando-se com certa frequência, ela soube como poucas, ampliar o alcance de seu diálogo, e ao conquistar um público diverso, tornou-se uma das mais expressivas referências da música latina no cenário mundial. Tu Historia, seu mais recente lançamento, marca a volta de JULIETA VENEGAS e encerra um distanciamento de sete anos dos estúdios de gravação. Com um álbum autoral, ela mira o passado, as experiências vividas e o processamento pessoal dessas realidades. Ao indagar sobre os reflexos desses fatores no hoje, ela quer entender o determinismo desses na validação do futuro. Os vídeos que acompanham a divulgação ajudam a dar corpo e solidez a proposta, que sob o comando de mulheres, agregam uma camada extra de sensibilidade a narrativa musical. Agora relaxe e deixe a terapia venegueniana  tomar conta do ambiente e trazer-nos aquela alegria despretensiosa que somente a música é capaz criar.


Tu Historia


Mismo Amor


 

I Don’t Know Who
Needs To Hear This

TOMBERLIN

Voz, ritmo, gestual e movimentação corporal são algumas das dimensões ou elementos não verbais que guardam sentido próprio em um diálogo. Eles compõem ou até ampliam a capacidade de comunicação de um indivíduo, mas sempre acrescentam subjetividade ao diálogo, abrindo espaços para interpretações pessoais. Ao descrever suas percepções em seu álbum, I Don't Know Who Needs to Hear This ( Eu não sei quem precisa ouvir isso…), TOMBERLIN quer ser objetiva e deliberadamente foge desses elementos não verbais para ser assertiva e reforçar a honestidade de sua narrativa musical. Para que não duvidemos de suas emoções e vuneraberalidades, ela cria um áltar onde ela deposita todas suas verdades. Solenemente ela foge de qualquer criticismo e só quer cantar para construir uma liturgia para sua terapia existencial.

     "Não sou uma cantora, diz a artista em IDKWNTHT, Eu sou somente alguém que carrega sua própria culpa"


IDKWNTHT


Tap


 

Sim Sim Sim

BALA DESEJO

Durante a pandemia, o pessimismo foi o pano de fundo de um viver caracterizado por incertezas e controvérsias. O BALA DESEJO  nasce brigando com essa realidade, evoca a vida como a arte do encontro e a alegria como sua celebração. Para alcançar seus objetivos e transformar a percepção daquele período, DORA MORELENBAUMJULIA MESTRELUCAS NUNES e ZÉ IBARRA, cantam explicitamente três vêzes sim ( Sim, Sim, Sim ) e com muito carnaval exaltam a força de um viver pleno para se despedirem desse período sombrio. O grupo dobra sua aposta na alegria quando sobe aos palcos. Distribuindo beijos molhados e abraços musicais apertados convida a platéia a participar da festa. O trabalho recebeu o GRAMMY de melhor álbum popular contemporâneo de lingua portuguêsa em 2022. Uma união de talentos que ao misturar música, teatro e poesia vem oxigenando o cenário musical brasileiro.


Baile De Máscaras


BALA DESEJO

Cultura Livre


 

Shame

FABLE

A fluidez dos gêneros musicais e a roupagem do álbum Shame driblou nossos sentidos e enganosamente nos levou a desmerecer a proposta nas primeiras audições. Assim, transferimos nossa atenção para o personagem central do trabalho, a cantora e compositora inglesa FABLE ( fábula). Ela é cinemática, urgente, provocatica e com sombras dá luz as suas fábulas e ao seu alter-ego. Com eloquência visual e competência vocal, ela constrói um chamamento magnético, que sob o signo do pessimismo dos anos noventa, nos descreve insensíveis e inconsequentes diante do presente, que lhe parece em inexorável e eminente colapso. Em suas apresentações ao vivo, ela quer ser menor e trabalha essa atração como uma extensão de sua sensibilidade para falar intimamente com seu público e ser convincente.

It's such a shame / We make no change / I've got this pain / Just turn your heads away / It's such a shame / We make no change / Just kill the pain / That's all anybody ever seems to say ”.

“ É uma vergonha / Nós não fazemos nenhuma mudança / Eu tenho essa dor / Apenas vire a cabeça / É uma vergonha / Nós não fazemos nenhuma mudança / Apenas matar a dor / Isso é tudo o que alguém parece dizer.”


Shame


Womb


Orbiting


 

The Car

ARTIC MONKEYS

ARTIC MONKEYS parece que está fazendo as malas e pretende deixar as dependências do futurístico hotel, Tranquility Base Hotel & Casino, título do álbum do grupo em 2018 e que trouxe uma nova assinatura musical para a banda. Em seu recente lançamento, The Car, eles mergulham em uma atmosfera nostálgica e com muita suspeição, falam de sonhos e sentimentos, deixando para trás todo a moto ficcional do trabalho anterior. Agora as baladas modelam o clima geral e o piano, a orquestra e o crooner ocasionalmente se chocam com acordes dissonantes das guitarras elétricas, elevando o estado de hesitação e dúvida. Eles não retomam o pulso roqueiro de seus discos mais icônicos, mas estou convicto que o grupo continua construindo boas estórias, já que, mesmo colocando à prova  sua capacidade artística, o resultado tem sido sempre muito sucesso.


Sculptures Of Anythinhg Goes


There’d Better Be A Mirrorball


Body Paint


The Car


I Ain’t Quite Where I Think I Am


 

Outsiders

ANNA TIVEL

ANNA TIVEL combina excepcional sensibilidade, capacidade e empatia para trabalhar a complexa paleta das emoções humanas em suas composições e nutre certa predileção pelas mais conflituosas, aquelas que nos vunerabilizam! Como uma espectadora ao microscópio, ela elabora sua crônica tão detalhada e explícitamente, que eleva sua fala ao nível de consciência. Com sua autênticidade sonora, ela estereliza o ambiente e o torna apropriado ao trato de questões tão sensíveis. Com Outsiders, seu último lançamento, ela afasta seu ponto de observação para enxergar melhor o todo, sujeito e meio. Foca sua atenção na dificuldade de conexão dos indivíduos e no potencial dessas interações. O álbum ganha abstração com o registro ao vivo e sua instrumentação constrói uma assinatura sonora folk-jazzística singular. Narrando seu próprio trabalho, ANNA TIVEL define-o como uma pequena oração cinematográfica que roga por uma visibilidade mútua.


 

Outsiders
Forasteiros

 

 


Imagine the very first man on the moon, watching the earth rising up
Imagine o primeiro homem na Lua, observando a Terra se erguendo
Out of the darkness cerulean blue, water and thunder and dust
Da escuridão, azul cerúlea, água e trovões e poeira
Floating like magic alive in the air, his body a weightless machine
Flutuando como magia viva no ar, seu corpo uma máquina sem peso
Farther away than a plane or a bird or a dreamer had ever been
Mais longe do que um avião, um pássaro ou um sonhador jamais estiveram
Outsiders, look up
Forasteiros, olhem para cima
It turns out we are not so different
Acontece que não somos tão diferentes
Gray and deserted, the landscape is strange, holes on a desolate road
Cinzenta e deserta, a paisagem é estranha, buracos numa estrada desolada
Holding the camera, he pauses to say, Would you look at our beautiful home
Segurando a câmera, ele faz uma pausa para dizer: Você olharia para nossa bela casa
All of the angry and all of the lost, painting a circle of blue
Toda a cólera e todas as perdas, pintando um círculo de azul
Only a moment to lean back and watch the silvery rise of the moon
Apenas um momento para se inclinar e assistir ao nascer prateado da lua
Outsiders, look up
Forasteiros, olhem para cima
The night is dark but brilliant and it turns out we are not so different
A noite é escura, mas brilhante e acontece que não somos tão diferentes
Hundreds of thousands of miles away, the endless expanse of a dream
A centenas de milhares de quilômetros de distância, a extensão infinita de um sonho
Pausing the burning of cities to say we are beautiful when we believe
Pausando a queima das cidades para dizer que somos bonitos quando acreditamos

 

The Dial


ANNA TIVEL

Tiny Desk Concert


 

Brasileiras Canções

JOYCE MORENO

JOYCE MORENO coleciona adjetivos que podem dar conta de sua trajetória artística, mas dificilmente dimensionariam o talento da cantora, compositora e excepcional instrumentista. Para se tornar a filha da Bossa Novaela estudou e aprendeu em casa com aqueles que formataram o gênero. Aos dezenove anos de idade, falando do universo feminino na primeira pessoa, expressa aquilo que quer e o que pensa, chocando uma a sociedade conservadora com a música Me Disseram. Novos tempos e influências e a bossa nova ganha balanço e vigor, tornando-se a hard-bossa e faz da artista um de seus mais expressivos expoentes. Em seu mais recente trabalho, Brasileiras Canções, ela explora a valsa, o choro e o samba, mostrando que a Arte Popular Brasileira é plural. Com seu lirismo inteligente, navega por todos esses temas sonoros  de uma forma bossa-novista atemporal. Em Tantas Vidas, entrega o lugar de fala da mulher a um homem e subverte o universo feminino, delineando tudo aquilo que a faz mulher na primeira pessoa do tempo feminino. Com a precisão e inteligência de sua teia de versos, ela vai ao encontro do inevitável com o samba-choro, A Morte É Uma Invenção. Declamando a morte, ela enaltece a vida com poesia:

A vida só pode ser verdadeira, já que a morte é invenção.
A vida foi feita pra celebrar, já que a morte foi feita para assustar.
A vida é finita já que a morte é desmedida.
Plena já que a outra é passado.
Real já que a outra é baldeação para um destino desconhecido
.


Brasileiras Canções


Mingus, Miles & Coltrane




RADİOACTLİFE

RADİOACTLİFE is my personal initiative to celebrate my personal appreciation for music and share my journey with friends and music lovers alike.

http://www.radioactlife.org
Anterior
Anterior

RADIONIGHTS

Próximo
Próximo

RADIONIGHTS